Topo

Ferry 'Norman Atlantic' chega a porto italiano de Brindisi

02/01/2015 11h55

BRINDISI, Itália, 02 Jan 2015 (AFP) - O ferry "Norman Atlantic", cujo incêndio deixou ao menos 13 mortos e um número indeterminado de desaparecidos, chegou ao meio-dia desta sexta-feira ao porto de Brindisi (sudeste da Itália), onde será inspecionado em busca de outros corpos.

O procurador de Bari, Giuseppe Volpe, encarregado da investigação na Itália, ordenou o retorno do navio para prosseguir com a busca de cadáveres de eventuais passageiros clandestinos e de pessoas que dormiam em suas cabines quando o fogo foi declarado a bordo.

Segundo as autoridades italianas, o número total de evacuados chega a 477 pessoas e a lista foi enviada às autoridades gregas, que também investigam as circunstâncias da tragédia, para determinar o número final de mortos.

À espera do resultado da busca que será realizada pelas autoridades judiciais italianas em Brindisi, o número exato de vítimas continua sendo um mistério.

A presença de passageiros clandestinos a bordo já ficou confirmada, e três deles, um sírio e dois afegãos, fizeram um pedido de asilo político, indicou Volpe.

Mas, para o procurador, sem dúvida outros imigrantes ilegais estavam escondidos nos muitos caminhões transportados pelo "Norman Atlantic". O incêndio foi declarado nas pontes inferiores, onde estes veículos estavam estacionados.

Além disso, vários passageiros evacuados mencionaram a presença de imigrantes clandestinos na embarcação.

Cerca de 500 pessoas poderiam estar a bordo do ferry quando o incêndio foi declarado, considerou Volpe, um número levemente inferior às 474 pessoas registradas na lista de embarque da Anek, a companhia grega que fretou o barco.

bur-ob/aoc/an/ma