Topo

Japão: fábricas de Bridgestone, Honda e Sony estão paralisadas após terremotos

15/04/2015 06h55

Tóquio, 15 Abr 2016 (AFP) - Vários grandes grupos japoneses, entre eles Bridgestone, Honda e Sony, decidiram nesta sexta-feira suspender as operações de suas fábricas situadas no sudoeste do Japão, onde vários terremotos deixaram nove mortos e importantes danos materiais.

A prefeitura de Kumamoto, na ilha de Kyushu, abalada pela série de tremores, abriga diversas unidades industriais.

A montadora de automóveis Toyota não foi afetada, mas sua concorrente Honda teve que paralisar sua fábrica de motos para avaliar os danos, disse um porta-voz à AFP.

O gigante da eletrônica Sony, que tem uma fábrica de semi-condutores na região, também suspendeu suas operações, "mas ao que parece sofreu um impacto pouco significativo".

A fábrica de pneus Bridgestone adotou a mesma disposição de parar para avaliar a situação, mas sofreu danos mínimos, segundo um porta-voz.

Na manhã desta sexta-feira, a Bolsa de Tóquio operava em baixa: Honda retrocedia 0,91%, Sony, 2,17%, e Bridgestone, 0,38%.

A central elétrica que abastece a região - Kyushu Electric Power - assegurou que não se comprovou qualquer problema na central nuclear de Sendai, onde se encontram os dois únicos reatores do Japão em atividade.

kh-anb/lr

SONY

BRIDGESTONE

TOYOTA MOTOR