Topo

Leão que fugiu de zoo em inundação na Geórgia matou um homem

Soldados recolhem detritos após zoológico ser inundado - Vano Shlamov/AFP
Soldados recolhem detritos após zoológico ser inundado Imagem: Vano Shlamov/AFP

Em Tbilisi

17/06/2015 07h34

Um leão que escapou no domingo (14) do zoológico de Tbilisi durante as inundações que devastaram a capital da Geórgia matou nesta quarta-feira (17) um homem no centro da cidade, informou o ministério do Interior.

"Um leão do zoo de Tbilisi matou um homem perto da praça dos Heróis. As forças especiais foram mobilizadas para capturar o animal", declarou Nino Giorgobiani, porta-voz do ministério.

Ao menos quinze pessoas morreram e nove outras seguem desaparecidas em Tbilisi após as inundações que atingiram a cidade, onde um verdadeiro exército de voluntários limpa as ruas e procura os animais que fugiram do zoológico.

Animais que apresentavam um perigo para as pessoas, incluindo cerca de 20 lobos, oito leões, tigres brancos, chacais e jaguares, foram abatidos pelas forças especiais, segundo a porta-voz do zoológico, Mzia Charachidze. "Continuamos em busca dos animais", indicou Charachidze.

O alagamento foi causado pela cheia do rio Vere que, após várias horas de chuvas torrenciais, transbordou no centro da cidade, invadindo ruas, casas, mas também o jardim zoológico. Muitos animais escaparam, e ao menos 300 morreram afogados em suas jaulas.

Dezenas de famílias foram obrigadas a deixar suas casas e milhares de pessoas ficaram sem eletricidade e água potável na capital da Geórgia, onde 1,2 milhão de pessoas vivem.

"Tudo aconteceu em dois minutos!", relatou Bela Gvelessiani, cuja casa foi varrida pelas águas do rio. "Eu olhei pela janela e vi o rio em meu jardim. Não me lembro de como conseguimos sair. A água estava em nossos tornozelos e em um segundo estava até o pescoço", acrescentou. 

Os danos, inicialmente estimados em cerca de 13 milhões de euros, podem ser "muito maiores", disse à imprensa o ministro da Fazenda, Nodar Khadouri.