Topo

Indiana surda pode ter achado família 13 anos após se perder no Paquistão

Geeta mostra a foto de sua possível família - Rizwan Tabassaum/AFP
Geeta mostra a foto de sua possível família Imagem: Rizwan Tabassaum/AFP

Em Karachi

15/10/2015 12h21

Uma menina indiana surda e muda que esteve presa no Paquistão por mais de uma década por não se lembrar de onde veio finalmente identificou sua família, afirmou a companhia de caridade que se encarregou de sua proteção.

A nova esperança para a mulher conhecida apenas como Geeta, cuja idade é calculada em 20 anos, recebeu do Alto Comissionado indiano em Islamabad a fotografia de uma família, a qual ela disse reconhecer.

A Edhi Foundation, a maior entidade de caridade do Paquistão que tem cuidado de Geeta desde que ela foi encontrada há 13 anos, disse que tem tentado realizar uma vídeo-chamada pelo programa de ligações Skype com a família, que está localizada na província de Bihar, para confirmar o relacionamento deles.

"O alto comissário britânico nos enviou uma foto e Geeta reconheceu a família", afirmou à AFP um dos líderes da fundação, Anwer Kazmi.

"Nós esperamos que ela confirme a identificação durante uma ligação por Skype por linguagem de sinais", explicou.

Kazmi afirmou que Bilqees Edhi, a esposa do fundador da Edhi Foundation, gostaria de acompanhar Geeta junto com outros membros da família Edhi para a Índia antes do final de outubro.

Geeta tinha entre 11 e 12 anos quando foi encontrada pela polícia sozinha e desorientada sem nenhum documento em um trem que cruzava a fronteira entre Índia e a cidade de Lahore.

Acredita-se que ela parou em território paquistanês por engano, mas ela não conseguia se lembrar ou explicar exatamente de onde ela tinha vindo.

Até mesmo o nome "Geeta" foi dado pela equipe da Edhi.

15.out.2015 - Geeta (à dir.), a menina indiana surda que está há 13 anos em uma entidade de caridade no Paquistão, se comunica com uma colega na Edhi Foundation, em Karachi. Após 13 anos, ela finalmente pode ter encontrado sua família na Índia, após ter se perdido no país vizinho - Fareed Khan/AP - Fareed Khan/AP
Geeta (à dir.) se comunica com uma colega na Edhi Foundation, em Karachi
Imagem: Fareed Khan/AP

O governo indiano confirmou que a jovem irá retornar ao país e que testes de DNA serão feitos para confirmar a relação da família com ela.

"Se os testes de DNA confirmarem a relação deles, a jovem será devolvida à família", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores indiano, Vikas Swarup.

"Nós vamos trazê-la de volta independente de encontrarmos seus pais ou não. Ela é filha da Índia... nós iremos trazê-la muito em breve", disse Swarup sem divulgar uma data.

Em agosto o governo indiano prometeu levar Geeta de volta para casa, solicitado pela cobertura midiática de um novo filme de Bollywood.

"Bajrangi Bhaijaan", com as estrelas indianas Salman Khan e Kareena Kapoor, conta uma história inspirada em Geeta: uma menina paquistanesa muda perdida na índia.

A Edhi Foundation fez repetidas tentativas para encontrar a família de Geeta, mas não obteve sucesso.