Topo

Incêndio na Califórnia obriga 82.000 pessoas a deixar suas casas

Pessoas observam incêndio em Lytle Creek, Califórnia, EUA - Ringo Chiu/ AFP
Pessoas observam incêndio em Lytle Creek, Califórnia, EUA Imagem: Ringo Chiu/ AFP

Em Los Angeles

17/08/2016 10h08

Um incêndio a leste de Los Angeles se propagou com grande velocidade, fazendo com que 82.600 pessoas precisassem deixar suas casas e levando à declaração do estado de emergência.

Apesar dos esforços, até a noite de terça-feira (16) não havia sido possível controlar as chamas, disse a porta-voz da Cal Fire, Lynne Tolmachoff.

"Há um mato muito, muito seco, que é muito combustível. É muito perigoso para o público e também para os bombeiros", afirmou.

incendio eua - Ringo Chiu/ AFP - Ringo Chiu/ AFP
Bombeiro combate incêndio na Califórnia
Imagem: Ringo Chiu/ AFP

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou o estado de emergência para o condado de San Bernardino, 180 quilômetros a leste de Los Angeles, onde o chamado incêndio de Blue Cat crescia rapidamente.

Esta medida permite mobilizar todas as agências governamentais californianas para lutar contra os incêndios.

O fogo começou na manhã de terça-feira e já queimou mais de 7.200 hectares, segundo o site de informação sobre incêndios Inciweb, que indicou que 34.500 edificações estão ameaçadas.

incendio eua 2 - Josh Edelson/ AP - Josh Edelson/ AP
Carros pegam fogo em Lower Lake, Califórnia
Imagem: Josh Edelson/ AP

Ameaça

As chamas já atingiram uma construção famosa: o Summit Inn, uma velha cafeteria na conhecida Rota 66 que teve entre seus clientes figuras famosas como Elvis Presley e Clint Eastwood, informou o jornal Los Angeles Times.

Depois de cinco anos de uma seca recorde e em plena onda de calor no deserto californiano, este incêndio já deixou dois bombeiros com ferimentos leves entre os 1.250 efetivos mobilizados, acrescentou Inciweb.

Os dois bombeiros, que foram levados ao hospital e receberam alta, já retornaram à linha de fogo, onde era aguardada a chegada de mais efetivos para combater as chamas.

incendio eua 3 - Gabrielle/ Lurie/ AFP - Gabrielle/ Lurie/ AFP
Casa e uma piscina foram destruídos pelo fogo em Lower Lake
Imagem: Gabrielle/ Lurie/ AFP

O fogo representa "uma ameaça imediata para o grande público, o tráfego ferroviário e as casas (...) dos arredores", advertiu o site, indicando que as advertências de evacuação afetam 82.640 pessoas.

Várias rotas e ruas das zonas estavam fechadas, assim como o centro de esqui de alta montanha em Wrightwood, que na temporada de verão recebe turistas que praticam caminhadas e outras atividades ao ar livre.

Tolmachoff disse que "há gente que decide não sair. Geram problemas".

incendio eua 4 - Ringo Chiu/ AFP - Ringo Chiu/ AFP
Avião participa de combate ao incêndio na Califórnia
Imagem: Ringo Chiu/ AFP

Temporada infernal

A temporada de incêndios atingiu em cheio a Califórnia, Estado ameaçado por uma onda de calor com temperaturas que chegam aos 40 graus Celsius, às quais se somam as rajadas dos chamados ventos de Santa Ana.

Outro incêndio importante foi desencadeado no sábado 170 km ao norte de São Francisco, que já queimou mais de 1.600 hectares.

O chamado incêndio Clayton já destruiu mais de 175 construções, e apesar de os 1.700 efetivos conseguirem controlá-lo em 35%, suas chamas avançam agressivas ao norte, disse Cal Fire.

Na zona vitivinícola do centro da Califórnia, o incêndio Chimney, que foi controlado em 20%, já queimou 2.800 hectares perto da cidade de San Luis Obispo e destruiu 40 edificações desde que começou, no sábado.

Mais de 20 incêndios de envergadura estão atualmente ativos no oeste dos Estados Unidos: seis na Califórnia, quatro em Wyoming, três no Colorado e três em Montana, segundo a National Interagency Fire Center.

incendio eua 5 - Gabrielle Lurie/ AFP - Gabrielle Lurie/ AFP
Morador observa o que restou de seu carro após incêndio
Imagem: Gabrielle Lurie/ AFP