Topo

Ex-presidente de El Salvador Elías Antonio Saca é preso

30/10/2016 15h19

San Salvador, 30 Out 2016 (AFP) - O ex-presidente de El Salvador Elías Antonio Saca (2004-2009), foi preso na madrugada deste domingo junto com outros ex-funcionários acusados de vários delitos, informou a Procuradoria-Geral da República (FGR).

"A FGR ordenou a captura do ex-presidente Elías Antonio Saca e de mais seis pessoas por diferentes delitos. Todos foram capturados", assegurou o órgão de justiça na sua conta do Twitter.

Saca, de 51 anos, foi detido junto com o ex-presidente da Administração Nacional de Aquedutos e Esgotos (Anda) César Funes (46), e o ex-secretário de Comunicação da presidência Julio Rank (65), em um restaurante onde estava sendo celebrado o casamento de um dos seus filhos.

O ex-secretário privado de Saca, Elmer Charlaix, se apresentou neste domingo ante a polícia.

Os outros detidos são Pablo Gómez, Francisco Rodríguez e Jorge Alberto Herrera, que estiveram vinculados ao governo do ex-presidente.

Saca, Charlaix e Rodríguez são acusados de "peculado, associação ilícita e lavagem de dinheiro", enquanto Rank e Funes são acusados de "associação ilícita e caso especial de lavagem de dinheiro", indicou a FGR.

Já Herrera é acusado de "peculado e associação ilícita", acrescentou.

Todos permanecem detidos nas instalações da Divisão Antinarcóticos (DAN), no setor leste de San Salvador.