Topo

Ataque à embaixada dos EUA no Iraque deixou um ferido, diz agência

Os americanos aumentaram a segurança da sua embaixada em Bagdá depois da morte de general iraniano - Ahmad al-Rubaye/AFP
Os americanos aumentaram a segurança da sua embaixada em Bagdá depois da morte de general iraniano Imagem: Ahmad al-Rubaye/AFP

26/01/2020 18h14

Bagdá, 26 Jan 2020 (AFP) - Pelo menos uma pessoa ficou ferida no ataque de foguetes à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá ocorrido neste domingo, informou a agência de notícias AFP. A informação foi atribuída a uma autoridade iraquiana de alto escalão que pedindo anonimato.

Não foi revelado se a vítima é americana ou um funcionário iraquiano. A embaixada está localizada na Zona Verde, área de Bagdá de maior vigilância. Esta foi a primeira vez que o prédio da representação dos Estados Unidos foi atingido por um ataque.

A CNN publicou que um foguete atingiu um refeitório que integra a embaixada e citou um oficial americano como fonte. Haveria ainda outros dois foguetes que caíram perto das instalações da embaixada americana.

A emissora acrescentou que o primeiro-ministro iraquiano, Adil Abdul Mahdi, condenou o ataque e prometeu investigar e prender os responsáveis pelo lançamento dos foguetes para prevenir futuros ataques. A CNN também publicou que o primeiro-ministro do Iraque afirmou que o país está comprometido em proteger todas as missões diplomáticas e tomará as medidas necessárias para cumprir esta proposta.