Patrocinadora da Dinamarca oculta logo em camisa em forma de protesto
A marca esportiva dinamarquesa Hummel, patrocinadora da seleção da Dinamarca, alterou significativamente a visualização de seu logotipo na camisa que será utilizada pela equipe na Copa do Mundo de 2022 como forma de protesto ao Catar, segundo anúncio feito nesta quarta-feira (28).
Seja na tradicional blusa vermelha, preta ou branca, o logo vai aparecer da mesma cor das camisas, quase que de forma imperceptível.
"Não queremos ser visíveis em um torneio que custou a vida de milhares de pessoas", disse a marca em uma publicação no Instagram, em referência ao balanço de mortes em obras para a Copa do Mundo.
A ideia é passar uma dupla mensagem: a de protesto contra o país sede do Mundial e uma homenagem à Eurocopa de 1992, ano do título mais importante da história da Dinamarca.
As camisas de treino da seleção dinamarquesa também vão trazer "mensagens críticas", acrescentou a empresa. Dois dos patrocinadores (Danske Spil e Arbejdernes Landsbank) concordaram com as alterações.
Denunciado por diferentes organizações, o Catar tem sido alvo de críticas por descaso aos direitos dos trabalhadores, sobretudo de imigrantes. Doha, por sua vez, repudiou veemente as acusações.
À medida que o torneio se aproxima, patrocinadores e marcas adotam posições mais ou menos incisivas, dependendo do país.
aco/map/dr/yr/cb
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.