Topo

Força Nacional de Segurança ficará mais seis meses no Piauí

18/09/2015 11h24

Força Nacional

A Força Nacional apoia, no Piauí, atividades da chamada Operação Jenipapo, de combate a homicídios e tráfico de drogasArquivo/Agência Brasil

O Ministério da Justiça prorrogou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Piauí por mais 6 meses. A portaria com a decisão está publicada no Diário Oficial da União de hoje (18). A Força Nacional apoia as atividades da chamada Operação Jenipapo, que tem o objetivo de reduzir os índices de homicídios e enfrentar o tráfico de drogas.

Esta é a segunda prorrogação solicitada pelo governador do estado, Wellington Dias. A Força Nacional está presente no Piauí desde março. Segundo o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, o número de policiais passou de 60 para 90. O apoio ocorre em ações de polícia ostensiva tanto na capital Teresina quanto em outros municípios.

O aumento no número de homicídios e de apreensões de drogas foi o que motivou o pedido da presença da Força Nacional no Piauí. "Só a Polícia Militar já apreendeu este ano 10 toneladas de drogas. Para nós, isso é muito, pois nunca fomos rota do tráfico", diz o comandante. Ele explica que essa nova realidade pode ter relação com o combate ao crime em outros estados, o que ocasionou a migração de criminosos.

De acordo com o comandante, a ação da Força Nacional tem ajudado a reduzir o número de homicídios. Souza conta que, em Teresina, o índice passou de 30 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes em 2014 para 22,3 até agosto deste ano. Para ele, este será o último período de permanência das tropas federais no Piauí. "Estamos formando 400 policiais agora no fim do ano para suprir o déficit que tínhamos. Com isso, conseguiremos assumir as atividades."

 

 

Editor Talita Cavalcante