Topo

Governo do Rio suspende pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços

19.jul.2016 -  Professores e secundaristas fazem protesto na Alerj contra o atraso dos pagamentos de salários no Estado - Ellan Lustosa/Agência O Globo
19.jul.2016 - Professores e secundaristas fazem protesto na Alerj contra o atraso dos pagamentos de salários no Estado Imagem: Ellan Lustosa/Agência O Globo

Vitor Abdala

Da Agência Brasil, no Rio

06/10/2016 11h18

O governo fluminense decidiu suspender o pagamento a prestadores de serviços e fornecedores de diversos órgãos estaduais. De acordo com o decreto, publicado nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial do Estado, ficam suspensas, por 30 dias, novas liberações para empenho das despesas para o desenvolvimento das atividades administrativas dos órgãos estaduais, incluindo as despesas de custeio previsíveis.

O decreto, no entanto, não se aplica aos contratos com as secretarias de Educação, Segurança, Administração Penitenciária, Saúde e Defesa Civil, e seus órgãos vinculados. Além disso, estão mantidos os empenhos de despesas para o cumprimento dos índices de educação previstos pela Constituição Federal.

No caso das demais secretarias, caso o decreto impeça a prorrogação de contrato imprescindível, elas deverão formular um pedido ao governador. Outra medida prevista pelo decreto de hoje é a devolução de parte dos servidores requisitados de outros entes federativos.

Durante os 30 dias de suspensão dos pagamentos, as secretarias de Fazenda e de Planejamento e Gestão farão um estudo para definir se esse prazo será prorrogado.