Topo

Com presidente preso, Detran-RJ tem emissão de documentos paralisada

Leonardo Jacob (à esquerda) foi preso em operação no Rio de Janeiro - Divulgação/Governo do Rio/Paulo Vitor
Leonardo Jacob (à esquerda) foi preso em operação no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação/Governo do Rio/Paulo Vitor

09/11/2018 14h51

A exoneração do presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, Leonardo Jacob, interrompeu na manhã de sexta-feira (9) a emissão de documentos que dependem da assinatura eletrônica dele, como o documento de identidade e a Carteira Nacional de Habilitação. Jacob foi exonerado pelo governador do estado, Luiz Fernando Pezão (MDB), após ser preso na quinta-feira (8) na Operação Furna da Onça, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

Em nota, o governo informou que designou a diretora administrativa do Detran, Fernanda Curdi, para responder interinamente pelo expediente do órgão. Segundo a assessoria de imprensa do Detran, a questão já foi resolvida pela nomeação.

"A emissão de documentos de habilitação e identificação já está normalizada e a de veículos, na segunda-feira. Os usuários que não conseguiram retirar o documento poderão retornar à unidade em que foram atendidos, a partir da próxima segunda-feira (12)", informa nota divulgada pela assessoria de imprensa do Detran.

A prisão de Jacob

A operação Furna da Onça prendeu 23 pessoas nesta quinta-feira, incluindo Jacob, sete deputados estaduais (sendo cinco deles reeleitos neste ano), um deputado federal eleito e o então secretário de estado do governador, Affonso Monnerat, que também foi exonerado após a operação.

A investigação apontou um esquema de compra e venda de votos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e indicou o loteamento de cargos públicos e mão de obra terceirizada por deputados estaduais no Departamento de Trânsito.

Na manhã desta sexta-feira, Pezão publicou no Diário Oficial do Estado a exoneração de Leonado Jacob da presidência do Detran, o que impediu a emissão dos documentos.