Topo

Crianças entram em Caveirão após ocupação da Maré

Crianças brincam com o "caveirão", veículo blindado da Polícia Militar, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio - Zulmair Rocha/UOL
Crianças brincam com o 'caveirão', veículo blindado da Polícia Militar, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio Imagem: Zulmair Rocha/UOL

No Rio

30/03/2014 12h07

Após a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil e do Estado do Rio na Vila do Pinheiro, cerca de 30 crianças seguiram até a base montada pelo Batalhão de Choque da PM no local e pediram para conhecer o veículo blindado conhecido como Caveirão por dentro. A viatura sempre foi encarada pelos moradores como maior símbolo da repressão policial nas comunidades.

O trabalho da polícia agora será conquistar a confiança e simpatia dos moradores. "A reação das crianças nos surpreendeu. Fomos recebidos com sorrisos e palmas", disse o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel André Vidal.

Um dos primeiros a entrar no Caveirão foi o estudante Renato Santos, 13. "Vimos muito ele (Caveirão) por aqui. Costumava entrar na comunidade em alta velocidade e muitas vezes dando tiro. A gente se assustava e corria. Mas hoje é diferente. Deu até vontade de entrar".

Os policiais do Batalhão de Choque montaram uma espécie de trincheira com sacos de areia e uma cobertura camuflada nas proximidades da base da Vila do Pinheiro. O objetivo é controlar a movimentação de pessoas e veículos no local e evitar ataques de traficantes à base. Outras duas trincheiras semelhantes serão instaladas pelo Batalhão de Choque no Morro do Timbau e na localidade conhecida como Ilha do Macaco.