Topo

SP ganhará sua 1ª faixa diagonal de pedestres na segunda-feira

O cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, no centro, terá a primeira faixa de pedestre diagonal da cidade - CET/Divulgação
O cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, no centro, terá a primeira faixa de pedestre diagonal da cidade Imagem: CET/Divulgação

Em São Paulo

05/12/2014 10h21

Comuns em Tóquio, no Japão, as faixas de pedestres diagonais, ou em "X", ganharão sua primeira versão paulistana na semana que vem. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou nesta sexta-feira (5) que o mecanismo começará a ser implantado na segunda-feira, no cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, pouco antes da avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no centro de São Paulo.

De acordo com o órgão de trânsito, a faixa em "X" tem como objetivo "facilitar a vida dos pedestres", que, em vez de "efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez".

Com a medida, o tempo de travessia para as pessoas a pé no local cairá de cerca de um minuto e meio (89 segundos) para cerca de um minuto (61 segundos).

Haverá a instalação de placas específicas para indicar a nova sinalização viária, além da instalação de novos semáforos para quem anda a pé. A CET divulgou que, ali, os pedestres terão cinco segundos de sinal verde (o que indica que podem começar a travessia) e 18 de vermelho piscante (um aviso para que não se inicie a travessia).

A escolha desse cruzamento se deu após uma pesquisa apontar que por ali passam, em média, 189 pessoas por hora nos momentos do rush. Se os testes por ali funcionarem, a ideia poderá ser expandida para outros pontos da cidade.