Topo

Monotrilho em SP só terá horário integral após um ano

Operários trabalham na construção dos trilhos do Monotrilho Linha 15 Prata do Metrô, na zona leste de São Paulo, próximo à estação Camilo Haddad - Lalo de Almeida/ Folhapress
Operários trabalham na construção dos trilhos do Monotrilho Linha 15 Prata do Metrô, na zona leste de São Paulo, próximo à estação Camilo Haddad Imagem: Lalo de Almeida/ Folhapress

Em São Paulo

30/03/2015 13h44

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, afirmou na manhã desta segunda-feira (30) que o primeiro trecho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo terá seu horário de funcionamento ampliado para 12 horas diárias ainda em abril. O funcionamento integral da estrutura só ocorrerá em agosto, ou seja, um ano após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregar a obra.

Com isso, o ramal passará a funcionar das 7h às 19h ainda neste mês. Hoje, o percurso de 2,9 km entre as Estações Vila Prudente e Oratório só ocorre das 9h às 14h. Esse trecho do monotrilho foi aberto ao público no fim de agosto de 2014, mas ainda segue fechado durante a maior parte do dia.

Pelissioni alegou problemas de fornecimento elétrico para justificar a demora de mais de sete meses para a entrega total das duas primeiras estações da Linha 15. Uma das promessas do governo estadual para a construção de monotrilhos era o menor tempo de execução da obra. Mas a construção da Linha 15 começou em 2010.

"Temos duas empresas fazendo serviços para que possamos estender o horário. Primeiro, é a (fabricante de trens canadense) Bombardier, que está comissionando quatro trens para que a gente possa fazer a operação por 12 horas", disse o secretário.

"Isso está sendo concluído nos primeiros dias de abril. E nós temos um problema lá com a questão da energia, que é um contrato (entre) Siemens e MPE. A Siemens oferece equipamentos e a MPE é que faz serviços de ligações de energia. A MPE está com problemas, vocês estão acompanhando a Operação Lava Jato."

Com isso, de acordo com ele, a Siemens está assumindo os serviços da MPE. "Até o fim de abril, queremos colocar ali em operação comercial." Questionado, no entanto, se a operação já será comercial plena, ou seja, das 4h40 à meia-noite, Pelissioni disse que não. "É o horário de 12 horas, das 7h às 19h. Depois, a gente tem um outro plano de expansão para até agosto", afirmou Pelissioni.

A Linha 15 terá 26,6 km de extensão, entre a Vila Prudente a Cidade Tiradentes, na zona leste, ao custo de R$ 5,5 bilhões.