Topo

Delator da Lava Jato diz que repassou dinheiro para a campanha de Eduardo Campos

De Brasília

05/05/2015 16h36

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou nesta terça-feira (5) que foi procurado para providenciar "ajuda financeira" à campanha de Eduardo Campos (PSB) para o governo de Pernambuco.

Segundo Costa, um "secretário" de Campos e que hoje ocupa uma vaga no Senado, teria pedido dinheiro para a campanha.

"Esse contato foi feito e esse recurso foi repassado", confirmou. Ele não citou o nome do hoje senador que teria intermediado a negociação.

Costa disse que nunca esteve pessoalmente com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, mas que uma vez viu o petista em um restaurante. Na ocasião, Costa estava acompanhado do doleiro Alberto Youssef, que acenou para Vaccari.

Campos morreu em um acidente aéreo em agosto do ano passado, no litoral paulista, quando estava em campanha à Presidência.

Fundo de quintal

Costa admitiu à CPI da estatal que houve falhas internas na empresa e que alguns, como ele, erraram no processo. "Houve uma falha? Houve, mas a Petrobras não é empresa de fundo de quintal", afirmou.

Entre as falhas apontadas estão a autorização, por toda a diretoria executiva da companhia, para obras sem projeto pronto e, por consequência, a necessidade de realização de aditivos contratuais. "Algumas vezes os aditivos tinham de ser refeitos", disse.

Ele contou que havia urgência na realização dos contratos. "Responsabilizem todos os diretores e seu presidente", disse.