Topo

Candidato governista à presidência argentina contrata marqueteiro brasileiro

08/11/2015 17h53

Buenos Aires, 8 - O candidato governista à Casa Rosada, Daniel Scioli, contratou o marqueteiro brasileiro Augusto Fonseca para trabalhar no segundo turno da eleição argentina, que disputará no dia 22 contra o conservador Mauricio Macri. Fonseca está desde a semana passada na Argentina, segundo um integrante da campanha do governista disse ao Estado.

O brasileiro foi assessor de imprensa de Fernando Henrique Cardoso na eleição de 1994. Em 1996, esteve na empresa do publicitário Duda Mendonça, com quem trabalhou para eleger Luiz Inácio Lula da Silva. Em 1999, já em sua própria consultoria, foi responsável pela estratégia de Marta Suplicy para chegar à prefeitura de São Paulo.

Na Argentina, sua empresa, a Marketing Político Brasil (MPB), trabalhou na campanha de Eduardo Duhalde em 2000 e em 2009 nas legislativas de La Plata e Córdoba.

Ele foi indicado a Scioli pelo governador da Província de Entre Ríos, Sergio Urribarri, que tentou ser um dos indicados à presidência pelo kirchnerismo. Há uma semana, a hipótese de contratação de João Santana foi descartada por Scioli, que disse não conhecê-lo.