Topo

Centrão e nanicos devem formalizar bloco na Câmara com 225 deputados

Nilson Bastian/Câmara dos Deputados
Imagem: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

Em Brasília

17/05/2016 13h56

Líderes de partidos nanicos e do chamado "centrão" decidiram, nesta terça-feira (17), criar um novo bloco parlamentar na Câmara dos Deputados. O bloco, que deverá ser o maior da Casa, será formado por 225 deputados do PP, PR, PSD, PRB, PSC, PTB, Solidariedade, PHS, PROS, PSL, PTN e PEN.

Com uma bancada de 66 deputados, o PMDB deve ficar de fora do novo bloco, assim como os partidos que faziam oposição ao governo Dilma Rousseff e que hoje integram o governo Michel Temer, como PSDB, DEM e PPS. Segundo apurou o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o PMDB teme desagradar os partidos da antiga oposição ao entrar no bloco.

Os líderes do novo bloco vão pressionar o presidente em exercício, Michel Temer, para que escolha o novo líder do governo entre algum parlamentar do grupo. O nome defendido por eles é o do líder do PSC, André Moura (SE).

O novo bloco foi gestado durante reunião nesta terça-feira entre os líderes desses 12 partidos na sede da liderança do PTB. Segundo o líder do PP, deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), a ideia é formalizar o novo bloco já nesta quarta-feira (18).