Topo

Brasil deverá doar medicamentos para Venezuela, diz ministro da Saúde

Ronaldo Schemidt - 30,mai.2016/AFP
Imagem: Ronaldo Schemidt - 30,mai.2016/AFP

Em Brasília

17/06/2016 17h42

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que o governo brasileiro deverá doar medicamentos para a Venezuela, país que enfrenta grave crise de abastecimento. O pedido informal foi feito nesta sexta-feira, 17, pela ministra da saúde da Venezuela, Luisana Melo, para Barros, durante um encontro no Uruguai. "Vamos aguarda a formalização do governo da Venezuela", disse o ministro. Ele não informou quais produtos seriam enviados ou quando a operação seria realizada.

Temos kits específicos para situações de desastres, emergências, mas não sabemos se eles atenderiam às necessidades dos venezuelanos."

Barros participou hoje de uma reunião com ministros do Mercosul, em Montevidéu. No encontro, o Brasil apresentou a proposta para que integrantes do bloco ratifiquem o protocolo de combate ao comércio ilegal de cigarro. Uruguai e Venezuela declararam, ao lado do Brasil, posição favorável à ratificação. Resta agora a manifestação do Paraguai.

Os ministros também deram os primeiros passos para mais uma compra conjunta de medicamentos, uma estratégia que tem como objetivo reduzir o preço da operação. Essa operação já foi realizada ano passado, com a compra de remédios considerados de alto custo, usados para o tratamento de aids. Agora, o grupo pretende iniciar as negociações para compra de medicamentos usados no tratamento contra hepatite C. São eles: sofosbuvir, daclastavir, simpetrevir.