Topo

STF manda exonerar promotor acusado de matar jovem em 2004

Promotor Thales Ferri Schoedl, em 2008, quando foi absolvido por unanimidade da acusação de assassinato de Diogo Mendes e de outro rapaz, ocorrido em 2004 - Rogério Cassimiro/Folhapress - 26.nov.2008
Promotor Thales Ferri Schoedl, em 2008, quando foi absolvido por unanimidade da acusação de assassinato de Diogo Mendes e de outro rapaz, ocorrido em 2004 Imagem: Rogério Cassimiro/Folhapress - 26.nov.2008

Em São Paulo

05/10/2016 19h26

O STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou nesta terça-feira (4) a decisão do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e manteve a decisão de exonerar o promotor de justiça Thales Ferri Schoedl. A medida administrativa foi tomada após Schoedl matar um rapaz e ferir outro durante uma discussão, em um luau, em Bertioga, no litoral sul de São Paulo. O crime aconteceu em dezembro de 2004.

O Ministério Público de São Paulo deferiu o vitaliciamento de Schoedl, que era promotor substituto, no cargo após apuração administrativa. O caso teve vários recursos impetrados no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e também no Conselho Superior do MP. Após a instituição optar por reconhecer o promotor como apto ao vitaliciamento, o CNMP levou o caso até o STF e o então promotor entrou com um mandado de segurança.

A decisão é da 2ª Turma do STF. O relator, ministro Dias Toffoli, reconheceu a legitimidade do CNMP, pois o ato de vitaliciamento tem natureza administrativa e, segundo a jurisprudência do STF, as instâncias cível, penal e administrativa são independentes.

No âmbito criminal, Schoedl foi absolvido após os desembargadores do órgão Especial do TJ-SP aceitarem a tese de legítima defesa. No dia dos fatos, ele estava passeando com a namorada e um grupo de rapazes teria brincado com ela. Shoedl foi tirar satisfações e teve de correr dos rapazes. Durante a perseguição, ele foi cercado e depois de atirar para cima e no chão, o agora ex-promotor atirou contra o grupo. Diego Ferreira Modanez morreu e seu amigo, Felipe Cunha de Souza, ficou ferido.