Topo

Raquel Dodge pede que Gilmar Mendes barre volta de Cabral a cadeia do Rio

19.jan.2018 - O ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral no dia de sua transferência para Curitiba - RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
19.jan.2018 - O ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral no dia de sua transferência para Curitiba Imagem: RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Luiz Vassallo e Julia Affonso

14/02/2018 19h05

A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, solicitou ao ministro Gilmar Mendes que rejeite pedido de habeas corpus do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) para voltar ao presídio José Frederico Marques, em Benfica, no Rio de Janeiro. O emedebista, que acumula 87 anos de prisão em condenações, está no Complexo Médico Penal de Pinhais, em Curitiba, após a Justiça Federal considerar que ele vivia uma rotina de regalias na cadeia pública no Rio.

Raquel afirmou que "muitos dos benefícios verificados [em Benfica] até seriam esperados em um sistema prisional, tais como colchões diferenciados, porém na maneira verificada, ao contrário de acatamento aos objetivos de um estabelecimento prisional, indicam um tratamento não isonômico, privilegiado, em razão das influências espúrias que o custodiado exercia sobre as autoridades carcerárias locais".

Leia também:

"O paciente é ex-governador do Estado onde estava privado de sua liberdade e os fatos documentados, fotografados e indicados, bem demonstram que ainda exerce influência sobre as autoridades carcerárias locais, a ponto de obter benefícios não isonômicos", afirmou a procuradora-geral.

Em 18 janeiro deste ano, o juiz federal Sérgio Moro determinou a transferência do ex-governador do Rio para o presídio paranaense. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal que apontou regalias ao emedebista no sistema prisional do Rio.

No dia 31 de janeiro, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, rejeitou liminar à defesa.