Topo

Candidatos já votaram em eleições tranquilas no Chile

17/11/2013 17h39

SANTIAGO DO CHILE, 17 NOV (ANSA) - Os nove candidatos à Presidência do Chile já votaram e aguardam o fechamento das urnas junto a suas famílias, programado para as 18h (19h no horário de Brasília) e depois seguem para seus respectivos comandos eleitorais para acompanhar a contagem dos votos, que terá início às 21h (22h no horário de Brasília).   

A ex-presidente Michelle Bachelet (2006-2010) votou em Santiago, pedindo que todos os chilenos "votem e elejam a pessoa que [melhor] os representa". Ela também reiterou sua vontade de vencer o pleito no primeiro turno e pediu ajuda de seus eleitores.   

Esta é a primeira vez que o voto não é obrigatório nas eleições que escolherão, além de presidente, 120 deputados e 20 senadores, renovando metade do Senado, além de 257 conselheiros regionais. Projeções de participação, no entanto, apontam que cerca de 74, milhões devem votar, ou seja, 55,3 %.   

A governista Evelyn Matthei votou no final desta manhã na capital chilena. Após depositar seu voto ela disse acreditar que passará para o segundo turno. "A única pesquisa que vale é a de hoje", concluiu.   

O domingo de eleição ocorreu, até o momento de forma tranquila, como destacaram os jornais locais. Um grupo de cerca de 20 estudantes secundaristas ocupou o comando de Bachelet, no entanto. Eles rechaçam a coalizão "Nova Maioria" representada pela ex-presidente. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.