Topo

Platini não será candidato à presidência da Fifa

28/08/2014 08h40

MÔNACO, 28 AGO (ANSA) - O presidente da Uefa, Michel Platini, anunciou nesta quinta-feira (28) que não disputará ao cargo de presidente da Fifa no ano que vem. A decisão, segundo o dirigente, foi feita "com o coração e com a paixão para me apresentar a um novo mandato na Uefa e não na Fifa".   


Platini está em Monte Carlo para apresentar a nova temporada do futebol europeu e falou aos presidentes e secretários-gerais das 54 federações europeias. "Eu quero terminar o que comecei. Como vocês podem ver, a Uefa está trabalhando em alguns projetos muito importantes e eu desejo cumprir com eles antes da hipótese de novos desafios. Esse não é o momento, não é o meu momento.   


Ainda não", disse o mandatário.   


O dirigente está no comando do futebol europeu desde 2007 e tem novos projetos em curso para a remodelação do esporte no continente. "Ainda quando jogava, sempre levei até o fim meus contratos, sempre quis honrar as minhas obrigações. Agora é a mesma coisa. Quero respeitar até o fim o meu contrato com a Liga e com a Uefa. Se as federações quiserem, e do meu ponto de vista acho que é o que desejam, acredito que tenha muitos anos aqui antes que meu contrato expire", falou Platini.   


Com isso, a disputa para o cargo de presidente para a maior entidade do futebol mundial deve ficar apenas entre o atual mandatário, Joseph Blatter, e um dos ex-secretários da entidade, Jerome Champagne. Apesar de não estar concorrendo ao posto, Platini alfinetou Blatter, afirmando que "Sepp está há muito tempo no mundo da comunicação e não estou seguro de que ele acredite em tudo que fala. Antes dizia que era contra a tecnologia e agora quer se fazer de moderno. Mas, no fundo, acho que ele ainda esteja contra isso".   


As eleições ocorrerão em maio de 2015 e Blatter é franco favorito a se reeleger para o cargo. O atual mandatário está no poder desde 1998. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.