'Dia dos Mortos' mexicano conquista californianos
Invasão de 'caveiras' nos EUA
A comemoração do Dia dos Mortos, tradicional no início do mês de novembro no México, tem se popularizado nos Estados da costa oeste dos Estados Unidos.
A tradição se transformou em moda entre grupos de jovens americanos e muitos produtos com as tradicionais caveiras mexicanas foram lançados para atender ao mercado em expansão.
A "mania" do Dia dos Mortos ganhou destaque principalmente na Califórnia. Um exemplo disso foi o fato de a gigante do setor alimentício, a Nestlé, ter patrocinado pela primeira vez, em 2012, a principal festa em Los Angeles, que ocorreu em um cemitério de Hollywood.
O evento ocorreu no final de semana antes da data, no cemitério Hollywood Forever. Entre as atividades estava a maquiagem para que os visitantes ficassem parecidos com as tradicionais caveiras.
Cerca de 20 mil pessoas participaram da festa que se transformou no principal evento cultural no calendário do cemitério.
E até mesmo a Disneylândia, que fica na cidade californiana de Anaheim, instalou seu próprio setor dedicado ao Dia dos Mortos, em meio às decorações ligadas ao Halloween.
No entanto, alguns temem que a comercialização excessiva nos EUA levará a uma perda do sentido original da comemoração. Outros afirmam que as caveiras também se transformaram em fenômeno de vendas no México.
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