Vozes dos protestos brasileiros pelo mundo
As manifestações que se espalharam pelas ruas do Brasil nos últimos dias ganharam corpo na semana passada, quando uma marcha contra o aumento das tarifas de transporte público em São Paulo foi reprimida com violência pela polícia.
A partir de então, uma onda de protestos com centenas de milhares de pessoas tomou conta das ruas de cidades brasileiras por todas as regiões do país. Na noite de terça-feira, novas manifestações foram realizadas em pelo menos 12 Estados. Os protestos das últimas semanas são apontados como os maiores desde o impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.
Como resultado da pressão das ruas, as autoridades de São Paulo e Rio anunciaram na noite de quarta-feira a revogação dos reajustes nos preços do transporte coletivo.
Mas as manifestações passaram a incluir uma série de outras demandas, incluindo mudanças na situação da educação, da segurança, da saúde e do combate à corrupção e aos gastos públicos com a organização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
Os protestos brasileiros não se resumiram ao país. Manifestações semelhantes ocorreram em mais de 50 cidades no exterior, e novos atos foram marcados para os próximos dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.