Topo

Em título inédito, brasileiro vence circuito mundial de surfe

20/12/2014 01h32

Aos 20 anos, o surfista de Maresias (SP) Gabriel Medina derrotou veteranos do esporte

Pela primeira vez na história, um brasileiro conquistou o título mundial de surfe. Com apenas 20 anos, Gabriel Medina venceu rivais experientes na praia de Pipeline, no Havaí, e recebeu o troféu inédito para o Brasil.

Nas provas, o surfista de Maresias, litoral de São Paulo, enfrentou adversários veteranos como o americano Kelly Slater e australiano Mick Fanning.

Durante a premiação, ele quebrou o protocolo e passou a falar em português, para agradecer a torcida brasileira que o acompanhava.

Sob os gritos de “é campeão”, ele agradeceu também aos pais e ao argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz, que derrotou Fanning na quinta fase do torneio.

“Meu sonho virou realidade. Estou adorando cada momento, nem sei o que dizer. Hoje é o melhor dia da minha vida”, disse Medina.

Torcida brasileira acompanhou a vitória de Medina no Havaí

Inspiração

Questionado sobre como se sentia ao vencer Slater, que já era campeão antes de o brasileiro nascer, Medida disse que o veteran sempre sera um ídolo e uma inspiração para ele.

A vitória de Medina ocorreu na última etapa dos mundiais organizados pela Associação de Surfistas profissionais (ASP), no Havaí.

No entanto, ele já vinha liderando o ranking mundial desde antes da disputa no Havaí.