Topo

Tremor deixa alpinistas presos e 'quebra' pico emblemático de monte na Malásia

 Ministro do Turismo postou foto mostrando como o terremoto quebrou o "pico" emblemático da montanha  - Reprodução/ Twitter
Ministro do Turismo postou foto mostrando como o terremoto quebrou o 'pico' emblemático da montanha Imagem: Reprodução/ Twitter

05/06/2015 09h05

Equipes de resgate estão trabalhando na Malásia para resgatar cerca de 160 turistas que ficaram isolados em uma das montanhas mais altas do sul da Ásia, após um terremoto de 6 graus de magnitude atingir o local.

O ministro do Turismo e Meio Ambiente do país, Masidi Manjun, disse que alguns dos montanhistas no Monte Kinabalu estão feridos e que, como as estradas estão bloqueadas, helicópteros estão sendo usados no resgate.

Manjun inclusive postou uma montagem com duas fotos em seu Twitter mostrando o impacto do terremoto. "A força do tremor foi tanta que derrubou parte de uma das formações rochosas conhecidas como 'Orelhas de Burro'".

Epicentro

Segundo o departamento de geologia dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu às 7h15 do horário local (3h15 no horário de Brasília) e seu epicentro foi a 54 quilômetro da montanha.

Com mais de 4 mil metros de altura, o Kinabalu é um destino popular para alpinistas do mundo todo.

A direção do parque onde o monte está localizado informou que há entre 105 e 109 pessoas, entre montanhistas e guias, presos em uma parte da montanha que é mais segura e não costuma ser atingida por pedras vindas do topo.

Um segundo grupo, com cerca de 40 pessoas, está preso em uma outra região e entre eles há feridos com fraturas nas pernas e ferimentos na cabeça.

Não há relatos de que o terremoto tenha deixado feridos em outras partes do país.