Topo

Dez cenas que marcaram os protestos deste domingo

13/03/2016 18h52

A jornada de protestos antigoverno deste domingo reuniu centenas de milhares de pessoas em dezenas de cidades do país - e algumas do exterior.

A BBC Brasil reuniu algumas cenas marcantes das manifestações, em São Paulo - palco da maior delas - e pelo Brasil:

1. Grande multidão na Paulista

Segundo o Datafolha, havia 500 mil pessoas na av. Paulista, fazendo do ato o maior já registrado na cidade de São Paulo, segundo sua metodologia.

Segundo a PM paulista, havia 1,8 milhão de pessoas em protestos pelo Estado, e 1,4 milhão na Paulista.

Muitos manifestantes tiveram dificuldades em chegar e sair da avenida paulistana, e até a alameda Santos (via paralela) foi tomada pelos protestos.

2. Presença mais acentuada de políticos da oposição

Pela primeira vez, o PSDB convocou abertamente manifestantes aos protestos e levou suas lideranças às ruas - em São Paulo, o governador paulista Geraldo Alckmin e o senador mineiro Aécio Neves chegaram a ser hostilizados por um grupo de pessoas, que os acusaram de oportunismo.

3. Moro ovacionado

O juiz federal Sérgio Moro, que julga a Lava Jato em primeira instância, no Paraná, foi o principal nome defendido pelos manifestantes nas ruas do país, com cartazes, camisetas e máscaras.

4. Cupcake e merchandising

Na av. Paulista, havia diversos itens à venda, de camisetas a máscaras e cupcakes. Os da foto acima, estampados, por exemplo, com o rosto do "Japonês da Federal", eram vendidos na área VIP do Movimento Brasil Livre e nos arredores do caminhão do grupo.

5. "Satisfaction" no alto-falante

Em alguns momentos, os protestos ganharam contornos de festa e show. Na av. Paulista, o trio elétrico do grupo Revoltados Online tinha uma trilha sonora que ia de Foo Fighters a Rolling Stones.

O ator Alexandre Frota cantou Satisfaction , dos Rolling Stones, ao lado de Marcello Reis, líder do grupo, no alto do carro.

O trio elétrico tinha uma banda, dois telões, elevador e era chamado pelos organizadores de "mansão sobre rodas".

Em outros momentos, nos arredores do Masp, uma multidão cantava o samba-enredoHoje é o dia e o Hino Nacional.

6. 100 mil em Brasília

Os protestos deste domingo na capital federal foram os maiores dos mandatos da presidente Dilma Rousseff. Dados da Polícia Militar apontam que 100 mil pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios. Em março do ano passado, entre 45 e 50 mil pessoas protestaram contra o governo em Brasília.

7. Pixuleco popularizado

O boneco inflável que representa o ex-presidente Lula vestido de presidiário apareceu em diversas manifestações pelo país, e em diversos tamanhos. Antes visto apenas em protestos na avenida Paulista e em Brasília em tamanho gigante, o boneco desta vez apareceu em versões menores, vendidas em camelôs.

A jararaca, mencionada pelo ex-presidente Lula em seu discurso após a condução coercitiva da PF, também esteve presente: havia uma jararaca gigante nas manifestações de Maceió (AL) e diversos cartazes mencionavam a fala nos protestos espalhados pelo país.

8. Abadás

Pela primeira vez em manifestações políticas, houve distribuição de abadás, como acontece nos blocos carnavalescos.

O partido Solidariedade, de Paulinho da Força, distribuiu abadás do "Bloco Fora Dilma", durante o protesto na avenida Paulista, em São Paulo.

O presidente estadual do partido, Davis Carvalho, afirmou à BBC Brasil que foram distribuídos 10 mil abadás. "Trouxemos porque queremos um protesto alegre e o Carnaval é sinônimo de alegria", disse.

9. Pedalinho

Um pedalinho, simulando um cisne, foi levado às ruas na Avenida Paulista, em referência ao equipamento de lazer usado no sítio em Atibaia, que é um dos temas das investigações contra o ex-presidente Lula. O pedalinho foi instalado pelo movimento Endireita Brasil e virou atração no começo da manifestação na Avenida Paulista.

10. Nordeste

Com manifestações pouco representativas no ano passado, a região Nordeste do país levou centenas de milhares de pessoas às ruas neste domingo. Recife, Maceió e Salvador foram as cidades com os maiores protestos. No Recife, a PM estimou que 120 mil pessoas compareceram às manifestações. Em Maceió, 25 mil manifestantes estiveram na Praia de Jatiúca, segundo a Polícia Militar. Em Salvador, a PM local estimou 20 mil manifestantes.