Topo

Morte de nove pessoas é confirmada após queda de pequeno avião no Peru

06/03/2013 16h47

Lima, 6 mar (EFE).- A polícia do Peru confirmou nesta quarta-feira a morte de sete passageiros e dos tripulantes que viajavam para um acampamento de mineração no norte do país em um pequeno avião que caiu na região de La Libertad.

O chefe da região policial de La Libertad, o coronel Roger Torres, declarou aos jornalistas locais que não houve sobreviventes entre os trabalhadores da mineradora Marsa, nem entre os tripulantes.

"Devido ao mau tempo, o pequeno avião se enroscou com cabos de alta tensão. Há nove mortos. O piloto, o copiloto e mais sete pessoas. A polícia e as diversas unidades da Marsa estão ajudando no resgate dos corpos e aguardam pela chegada do promotor de Tayabamba. O pequeno avião estava prestes a chegar ao seu destino. Não há nenhum ferido, todos morreram", disse Torres.

A aeronave partiu às 6h28 locais (8h28 horário de Brasília) do aeroporto internacional de Lima rumo ao aeroporto de Pias, na região de La Libertad, com piloto, copiloto e sete passageiros, segundo comunicado da Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial (Corpac).

A aeronave deveria chegar ao seu destino às 7h35 locais (9h35 hora de Brasília), mas dez minutos depois foi vista sobrevoando a região sem poder aterrissar, motivo pelo qual foi ativado um protocolo de segurança para realizar as operações de busca e salvamento.

Um avião da Força Aérea do Peru (FAP) enviado à região reportou a localização do avião na cidade de Matibamba às 8h12 locais (10h12 horário de Brasília), no distrito de Parcoy.

Em comunicado, a empresa Marsa identificou os sete passageiros do pequeno avião: Fernando Zavalaga Gutiérrez, Ivanne Paredes Gutarra, Luis Canchari López, Emma Sagua Canqui, Giancarlo Huertas Gilio, Jaime Gonzales Torres e Paul Marín Moscoso.

A Corpac informou que os tripulantes da aeronave eram Jorge Wasse e Manuel Ledesma.