Topo

Elizabeth II lembra 1ª subida ao topo do Everest com filhos dos pioneiros

29/05/2013 18h27

Londres, 29 mai (EFE).- A rainha Elizabeth II e seu marido, o duque de Edimburgo, lembraram nesta quarta-feira em Londres o 60º aniversário da conquista do Everest em uma recepção na qual também estiveram presentes os filhos do neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay, os primeiros a chegar ao topo.

O ato, na sede da Royal Geographical Society, reuniu além disso alpinistas britânicos como Doug Scott, primeiro montanhista a subir o Everest pelo lado sudoeste, e Rebecca Stephens, a primeira mulher a chegar ao topo da montanha mais alta da Terra.

Os montanhistas prestaram tributo aos pioneiros do Everest, que atingiram o cume a 8.848 metros de altitude no dia 29 de maio de 1953.

Poucos dias depois, no dia 2 de junho, a notícia chegou ao Reino Unido, o que coincidiu com a coroação oficial da Elizabeth II como monarca na Abadia de Westminster.

A façanha de ser os primeiros a pôr o pé no topo do mundo tornou Hillary um Cavaleiro do Império Britânico, e Norgay recebeu uma Medalha do Império.

No 60º aniversário da chegada à cúpula, a rainha enviou uma mensagem ao governo do Nepal através da embaixada britânica na qual lembrou o dia de sua coroação.

"As notícias do sucesso da escalada chegaram aos meus ouvidos em um momento particularmente memorável", disse Elizabeth II, que ressaltou que a façanha "foi um exemplo histórico de cooperação entre o Reino Unido e o Nepal".

Peter Hillary e Jamlingo Tenzing Norgay, filhos dos dois alpinistas que escalaram o Everest há 60 anos, estiveram presentes na cerimônia na Royal Geographical Society após apresentar nesta manhã um livro com fotos inéditas da primeira subida.

As imagens foram reunidas pelo britânico George Lowe, o último membro da expedição que acompanhou Hillary e Norgay em 1953, e que faleceu em março aos 89 anos.

Lowe deixou listas de suas memórias, acompanhadas de fotos que reuniu com a ajuda do historiador britânico Huw Lews-Jones e que agora foram lançadas.