Topo

Incêndio de Yosemite está quase controlado após queimar 1.900 hectares

04/08/2013 08h32

San Francisco, 4 ago (EFE).- Após se propagar durante dez dias, arrasar 1.900 hectares e colocar em risco a sobrevivência de várias dezenas de sequoias gigantes, o incêndio do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, está praticamente controlado.

Os serviços de informação de um dos parques naturais mais famosos do mundo indicaram nesta segunda-feira que 96% do incêndio foi controlado, e que a força de mil bombeiros destacada para lutar contra o fogo foi reduzida à metade.

Além disso, as principais estradas e todos os acessos ao parque nacional foram reabertos e foram suspensas as ordens de despejo de todos os municípios próximos.

Somente três zonas de camping continuam fechadas ao público, em uma das quais os bombeiros estabeleceram sua base de operações, e a expectativa é que o fogo só possa ser considerado extinto completamente na próxima sexta-feira.

O incêndio, que ainda não teve sua origem conhecida, começou em 26 de julho na zona de Old A Portal, no oeste do parque, afetando majoritariamente áreas de floresta e mata extremamente secas, atingindo núcleos de população como El Portal e Foresta, que tiveram que ser desalojados.

O custo provisório estimado pelos danos causados é de mais de US$ 9 milhões.

A intensa seca no estado da Califórnia, onde fica o Parque Nacional de Yosemite, unida às insólitas altas temperaturas, são responsáveis por um ano especialmente ruim quanto a incêndios florestais na região e em todo o Oeste dos Estados Unidos.

Segundo o Departamento de Proteção Florestal da Califórnia, desde o início do ano e até 19 de julho foram registrados 3.400 incêndios de vegetação que queimaram 20.600 hectares, muito acima dos 2.500 incêndios e 12.100 hectares de um ano habitual.

Tudo isso levou o governador da Califórnia, Jerry Brown, a declarar no sábado estado de emergência para "combinar todas as forças" contra uma série de incêndios que, pelas circunstâncias e magnitude, escapam ao controle de qualquer ente local.

O maior dos incêndios atualmente ativos na Califórnia é o de French, em Sierra Nevada, que arrasou 5.200 hectares desde que foi declarado em 27 de julho, quando alguém ainda não identificado acendeu um pequeno fogo perto da estrada de Rock Creek, no condado de Madeira.