Topo

Incêndio na Califórnia deve durar mais 2 semanas, dizem autoridades

28/08/2013 23h54

Los Angeles (EUA.), 28 ago (EFE).- O grande incêndio na Califórnia, que já assolou 75 mil hectares de floresta e ameaça o Parque Nacional Yosemite, deverá se estender pelo menos até o dia 10 de setembro, informaram as autoridades locais nesta quarta-feira em suas previsões.

Em seu 12º dia ativo, o fogo seguiu intenso e se alastrando, enquanto se multiplicam os esforços do Corpo de Bombeiros. Segundo os dados do Departamento Florestal e Anti-incêndios da Califórnia, somente 23% do fogo foi controlado.

Aproximadamente 4,2 mil bombeiros participaram hoje nos trabalhos de contenção, quinhentos a mais que ontem, a fim de deter o que já se mostra como o sétimo incêndio mais extenso da história da Califórnia. Na operação desta quarta, os oficiais ainda contaram com o apoio de 500 caminhões, 62 escavadeiras e 17 helicópteros.

As chamas já afetaram uma pequena parte do enclave turístico de Yosemite e causaram a interdição de várias vias de acessos ao parque. No entanto, a área segue aberta em sua maior parte, incluindo a região mais visitada de Yosemite Valley.

O fogo, cuja causa ainda está sendo averiguada pelas autoridades, foi detectado pela primeira vez no último dia 17 de agosto no vizinho Bosque Nacional Stanislaus.

Em seu último boletim, as autoridades californianas cifraram em 111 os imóveis destruídos pelo fogo e mais de 5,5 mil estruturas correm risco de serem arrasadas.

A qualidade da água (potável) da reserva de Hetch Hetchy, que abastece a região da baía de San Francisco, localizada a 310 quilômetros da região e onde vivem 2,6 milhões de pessoas, não foi afetada até o momento.

No entanto, devido à proximidade do incêndio, as autoridades também paralisaram ontem dois geradores hidrelétricos que abastecem San Francisco.