Topo

Incêndios florestais proliferam sem controle no sul da Austrália

10/09/2013 04h23

Sydney (Austrália), 10 set (EFE).- Cerca de 40 incêndios florestais se estendem sem controle nesta terça-feira pelo sul da Austrália, em um dia com calor superior aos 30 graus e fortes rajadas de ventos.

O chefe do governo de Nova Gales do Sul, Barry O'Farrell, anunciou hoje que uma casa foi destruída pelo fogo na cidade de Winmalee, situada na região das Montanhas Azuis ('Blue Mountains') a oeste de Sydney.

Farrell alertou que "as fortes rajadas de ventos vão continuar afetando as regiões dos incêndios" até pelo menos a noite de hoje.

O Serviço de Bombeiros Rurais, que mobilizou 500 efetivos para combater os incêndios, disse que cinco bombeiros foram atendidos pelos serviços médicos por terem inalado fumaça, enquanto outros dois tiveram queimaduras leves, segundo a agência local "AAP".

No estado de Nova Gales do Sul, 40 focos de incêndios florestais estão sem controle. As localidades de Castlereagh, Richmond, Marsden Park e Winmalee são as que causam maior preocupação devido à proximidade das chames de áreas habitadas.

A temporada de incêndios varia na Austrália de acordo com a região e as condições meteorológicas. Em Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney, a temporada começa geralmente no segundo semestre e vai até o final do ano.

Nos incêndios do "Sábado Negro" de 2009 no estado de Victoria, os piores ocorridos na Austrália, 173 pessoas morreram e 2 mil casas e meio milhão de hectares foram destruídos pelas chamas.