Topo

Temporal deixa 2 mortos e 3 mil evacuados na Argentina

Em Buenos Aires

08/04/2014 21h13Atualizada em 10/04/2014 18h05

Pelo menos duas pessoa morreram e quase três mil tiveram que ser evacuadas de suas casas em consequência de um temporal que castiga a Argentina.

Uma das vítima fatais é uma moradora de 70 anos de Neuquén (oeste), que solicitou ajuda médica, mas a ambulância não conseguiu chegar a tempo devido à inundação, informou à imprensa local Luciana Ortiz Luna, do Serviço Integral de Emergências de Neuquén.

A outra vítima foi registrada na província vizinha de Chubut (sul), onde um homem de 94 anos morreu hoje quando sua casa foi alagada pela enchente de um arroio próximo, confirmaram seus familiares à agência oficial "Télam".

A província de Neuquén, onde fica a cidade homônima, é a região mais afetada pelas intensas chuvas desde o sábado passado.

Mais de 1.400 pessoas tiveram que abandonar seus lares depois que o nível de água alcançou um metro de altura em algumas áreas urbanas e as fortes chuvas abriram grandes buracos nas ruas sem asfalto dos bairros mais humildes.

A vice-governadora provincial, Ana Pechen, decretou pelo segundo dia consecutivo feriado escolar e administrativo para os funcionários públicos, enquanto segue suspenso o transporte público e várias estradas permanecem fechadas.

No aeroporto Jorge Newbery, em Buenos Aires, uma pessoa ficou levemente ferida nesta madrugada pelo impacto de um raio em um avião da companhia aérea chilena LAN no qual realizava tarefas de limpeza, informaram à Agência Efe fontes da empresa.

O acidente ocorreu durante a intensa tempestade desta madrugada na capital argentina, que deixou pouco mais de 50 milímetros em menos de seis horas.

No entanto, em nota enviada ao UOL, a LAN Argentina informa que, por volta das 2h da última terça-feira (8), no momento em que caía uma forte chuva na cidade de Buenos Aires, uma aeronave da companhia foi atingida por um raio. "O avião em questão se encontrava na plataforma 27 do Aeroparque Jorge Newbery, sem passageiros ou tripulação. No momento do incidente, trabalhava um funcionário da empresa de limpeza, que felizmente não foi ferido. O funcionário foi conduzido imediatamente a um centro de assistência, de onde recebeu alta após a devida avaliação médica", diz o comunicado.

Na província de Río Negro, onde há outros 500 evacuados, e na sulina Chubut, as aulas também foram suspensas e os colégios funcionam como centros de assistência, de acordo com funcionários municipais.

Também tiveram que ser realojadas 400 pessoas na província de Catamarca (norte), 200 em Córdoba (centro) e cerca de 100 em Santiago del Estero (norte) e Buenos Aires.

A cidade de Luján, na província de Buenos Aires e cerca de 60 quilômetros ao oeste da capital argentina, ficou parcialmente coberta pela água após o grande aumento do nível do rio Luján, que superou os quatro metros de altura.

As autoridades municipais decretaram alerta laranja e estimaram que o rio alcançará os 4,20 metros de altura nas próximas horas.

O Serviço Meteorológico Nacional renovou hoje o alerta por prováveis chuvas intensas na Patagônia, enquanto no resto do país começaram a melhorar as condições meteorológicas.

Há pouco mais de um ano 89 pessoas morreram na cidade argentina de La Plata, cerca de 60 quilômetros ao sul de Buenos Aires, pelas inundações provocadas por outro forte temporal.