Topo

Curdos sírios avançam em Kobani com apoio de peshmergas e rebeldes

03/11/2014 09h08

Beirute, 3 nov (EFE).- Os milicianos curdo sírios que lutam contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) avançaram nas últimas horas pelo leste e pelo sudeste de Kobani, na fronteira entre Síria e Turquia, com o apoio dos peshmergas e dos rebeldes, disse à Agência Efe uma fonte da cidade nesta segunda-feira.

"Os peshmergas estão usando artilharia no leste e conseguiram cortar a via de abastecimento do EI nesta parte", explicou por telefone o vice-ministro de Relações Exteriores do governo autônomo de Kobani, Idris Nuaman.

Em paralelo, os insurgentes do Exército Livre Sírio (ELS) têm lançado bombas contra os jihadistas, dentro de uma ação conjunta entre as Unidades de Proteção do Povo Curdo e os peshmergas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos acrescentou que os aviões da coalizão internacional, liderada pelos EUA, efetuaram nesta segunda-feira quatro bombardeios contra bases de radicais na área industrial e no bairro de Kani Arabane, na parte oriental da cidade, assim como nos povoados vizinhos de Mazra Dauad e Manazi.

A aliança internacional atacou vários veículos do EI que saíram do povoado de Manbech, sob controle dos extremistas, rumo a Kobani e causou um número indeterminado de mortos e feridos.

Os peshmergas começaram a participar da batalha na noite de sábado, um dia após a chegada a Kobani em um comboio composto por cerca de 20 veículos com 161 soldados, através do território turco. Dezenas de rebeldes do ELS ajudaram a população na semana passada.

O EI iniciou uma ofensiva no dia 16 de setembro para tomar o controle de Kobani, que desde então está cercada pelos radicais, exceto pelo norte, onde faz fronteira com a Turquia.

Kobani, localizada na província de Aleppo, é um dos três principais redutos curdos da Síria, junto com as regiões de Afrin, também em Aleppo, e Al Jazeera, em Al Hasaka.