Topo

Suprema Corte dos EUA rejeita proibição de casamento gay na Flórida

20/12/2014 02h18

Miami (EUA), 19 dez (EFE).- A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que não vai bloquear os casamentos de pessoas do mesmo sexo na Flórida, por isso o estado poderá começar a realizar essas uniões a partir de 6 de janeiro.

Com isso, a decisão da Suprema Corte rejeita o pedido apresentado pelo procurador-geral da Flórida, Pam Bondi, ao juiz federal Clarence Thomas, encarregado de tramitar os recursos legais contra a união entre pessoas do mesmo sexo que foram interpostos pelos estados de Flórida, Alabama e Geórgia.

Fontes judiciais informaram que a Suprema Corte opinou, por maioria de sete votos a dois, rejeitar o pedido da procuradoria-geral da Flórida e, portanto, as uniões matrimoniais entre homossexuais poderão ser realizadas no estado a partir de 6 de janeiro.

Em agosto, um juiz da Flórida deu a razão à União Americana de Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglês), que tinha recorrido da proibição do casamento gay, determinada pela Constituição da Flórida.

Esse preceito constitucional que proíbe o casamento gay foi aprovado em 2008 em um referendo com 62% de apoio popular.

O juiz anulou essa norma, mas deu tempo, até 5 de janeiro, para que a procuradoria-geral da Flórida recorresse da decisão.

A decisão de hoje rejeita de forma definitiva o recurso da procuradoria-geral da Flórida e permitirá os casamentos entre homossexuais no estado a partir de 6 de janeiro de 2015.

Até agora, a maioria dos juízes que deveram se pronunciar sobre o assunto se posicionaram a favor do casamento gay e contra as proibições estaduais.