Topo

Grupo antissemita ataca hotel que hospedava turistas israelenses na Argentina

Em Buenos Aires

21/01/2015 17h02

Um grupo antissemita fez disparos com armas de fogo e lançou pedras contra vários turistas israelenses que se hospedavam em um hotel na província de Chubut, no sul da Argentina, denunciou nesta quarta-feira (21) o proprietário do estabelecimento à imprensa local.

Sergio Polak, dono do hotel Onda Azul, na cidade de Lago Puelo, afirmou que a ação foi praticada por cerca de 10 pessoas na madrugada de segunda-feira (19). Enquanto disparavam contra o local, eles gritavam "judeus de m..., estão nos roubando a Patagônia!".

O ataque durou várias horas, segundo Polak, devido à falta de policiais para conter o grupo antissemita, que, além de destruir o hotel, ainda roubou os hóspedes.

Em declarações à rádio "Continental", Polak disse que identificou a maior parte dos agressores, todos moradores da região. E revelou que não é o primeiro ataque desse tipo ocorrido na cidade.

Já as vítimas israelenses afirmaram que, além das pedras e das armas de fogo, o grupo atirou coquetéis molotov contra o hotel.

O governador de Chubut, Martín Buzzi, expressou hoje através de comunicado seu "mais absoluto repúdio" frente às agressões. E acrescentou que elas estão "além de qualquer explicação" e "envergonham os moradores de uma província fundada com o empurrão e o trabalho de imigrantes".

"Esse tipo de agressões afetam a todos e não estão somente vinculadas ao turismo, mas por algo mais profundo", acrescentou, destacando que as autoridades tomarão medidas para evitar que esse tipo de ataque se repita.

Além disso, Buzzi ofereceu todo "apoio e solidariedade" aos proprietários do hotel.