Topo

Projétil atinge trólebus e mata 13 pessoas em Donetsk

Alexander Ermochenko/Reuters
Imagem: Alexander Ermochenko/Reuters

Em Moscou

22/01/2015 07h43Atualizada em 22/01/2015 09h53

Pelo menos 13 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta quinta-feira (22) depois que um projétil atingiu um trólebus em Donetsk, no leste da Ucrânia, segundo os serviços médicos da autoproclamada República Popular de Donetsk.

Os fatos foram noticiados pela Agência de Informação de Donetsk, criada pelos pró-russos no início do conflito armado com Kiev.

No último dia 13, disparo semelhante deixou ao menos 10 mortos, quando um prójetil atingiu um ônibus que circulava próximo a um dos pontos de controle instalado pelas forças governamentais em Donetsk.

Anteriormente, o chamado Ministério de Situações de Emergências da república informou que havia pelo menos nove mortos "na queda de um projétil na parada de bonde 'Rua Kupriná', entre eles o motorista de um automóvel que estava ao lado da estação".

Tanto o automóvel como um trólebus que também estava ao lado da parada pegaram fogo, após o que se criou confusão quando televisão estatal russa "Rossia 24" informou que o projétil tinha atingido um trólebus.

Pouco depois, o correspondente do canal russo mostrou ao vivo imagens do trólebus incendiado e constatou a morte de pelo menos sete pessoas, cujos corpos a televisão também mostrou.

A missão especial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce) para o leste da Ucrânia enviou um grupo de observadores ao local.

"Enviamos um grupo de patrulha para que possam avaliar a situação. Quando soubermos da situação com a segurança, faremos nossa avaliação o mais em breve possível", assegurou o porta-voz da missão, o canadense Michael Bociurkiw.

Os rebeldes também denunciaram a morte de pelo menos outros quatro civis durante as últimas 24 horas na região de Donetsk.