Topo

Avião dos Emirados Árabes é alvo de disparos ao aterrissar em Bagdá

27/01/2015 10h15

Bagdá/Abu Dhabi, 27 jan (EFE).- Um avião da companhia Flydubai, dos Emirados Árabes Unidos, foi alvo de tiros quando aterrissava ontem à noite no Aeroporto Internacional de Bagdá, o que fez com que as companhias emiradenses suspendessem os voos para a capital do Iraque.

O ataque foi efetuado por um franco-atirador localizado em Al Riduaniya, no sudeste do aeroporto, que foi cercada pelas forças da ordem, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte de segurança iraquiana.

A fonte explicou que duas pessoas ficaram feridas no incidente, uma delas menor de idade.

A Flydubai, no entanto, não confirmou a existência de vítimas. A companhia disse que o desembarque dos passageiros ocorreu normalmente, sem necessidade de atendimento médico no aeroporto.

A empresa confirmou apenas que os disparos causaram danos no avião. As outras companhias que suspenderam seus voos para Bagdá são a Emirates, de Dubai, e Etihad, de Abu Dhabi.

Um porta-voz da Emirates disse à Efe que a decisão foi tomada por razões de segurança e que os voos serão retomados assim que a situação permitir. A suspensão só afeta o aeroporto de Bagdá.

A Etihad anunciou em sua conta no Twitter a suspensão dos voos e alegou que a decisão foi adotava para garantir a segurança dos passageiros e funcionários.

O Iraque vive desde junho passado uma violenta luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), cujo avanço nos primeiros meses gerou o temor de que o aeroporto de Bagdá caísse em mãos dos extremistas.

No entanto, a situação no aeroporto se manteve sob controle e estável.

Em novembro do ano passado, um suicida a bordo de um carro-bomba se dirigiu ao aeroporto, mas o veículo explodiu antes de chegar ao seu destino.