Topo

Curdos retomam mais de 10 povos da periferia de Kobani

30/01/2015 10h33

Beirute, 30 jan (EFE).- As forças curdas recuperaram nos últimos dias o controle de mais de uma dezena de povos da periferia do enclave curdo sírio de Kobani, fronteiriço com a Turquia, informaram ativistas e um responsável governamental nesta cidade.

Em declarações telefônicas à Agência Efe, o vice-ministro de Relações Exteriores do governo autônomo de Kobani, Idris Nuaman, explicou que durante esta semana as Unidades de Proteção do Povo, milícias curdo sírias, continuaram seu avanço pelos arredorres ocidental e oriental, onde retomaram mais de dez povos.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos precisou que os curdos têm atualmente sob seu controle um total de 16 localidades dos arredores de Kobani, localizada no norte da província de Aleppo (norte).

Na segunda-feira, as forças curdas expulsaram completamente do interior de Kobani os combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que recuaram para os arredores.

Desde então, os curdos seguiram progredindo no terreno frente aos radicais, enquanto a coalizão internacional, liderada pelos EUA, continuou bombardeando em paralelo posições do EI na zona.

Após a expulsão dos extremistas da cidade de Kobani, dezenas de deslocados que tinham fugido por temor do EI retornaram a seus lares, disse Nuaman.

"Estamos tentando readquirir a normalidade, mas a situação é precária, não há água e nem eletricidade, é preciso leite para as crianças e não há remédios", lamentou o responsável político.

A ofensiva do EI contra Kobani começou em 16 de setembro.

Nas primeira semanas, os radicais avançaram rapidamente pela periferia da cidade, onde dominaram mais de 100 povos e aldeias, e conseguiram irromper em seu interior.

No entanto, seu progresso foi freado com a entrada no final de outubro dos "peshmergas", forças do Curdistão do Iraque, que defendem Kobani, que se transformou em um símbolo da resistência curda aos jihadistas.

Os peshmergas chegaram com armas pesadas, o que, em combinação com os bombardeios da coalizão, conseguiu mudar o equilíbrio de forças.

Kobani é um dos três principais enclaves curdos da Síria, junto a Afrin, em Aleppo, e Al Jazeera, na província de Al Hasaka (nordeste).