Topo

Jornalista houthi é assassinado por desconhecidos em Sana

18/03/2015 09h21

Sana, 18 mar (EFE).- Um destacado jornalista iemenita pertencente ao movimento rebelde xiita dos houthis foi assassinado nesta quarta-feira por dois desconhecidos que dispararam desde um moto em Sana, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Os atacantes dispararam contra Abldelkarim al Jayawani com um revólver com silenciador depois que este deixou sua residência, localizada no bairro de Hael, no centro da capital, acrescentou a fonte.

Embora até agora se desconheça a identidade dos atacantes, a organização terrorista Al Qaeda assassinou a tiros vários ativistas e dirigentes do movimento xiita em Sana e outras cidades do país.

A organização extremista intensificou seus ataques em setembro, quando os houthis tomaram o controle da capital e várias províncias do oeste e do centro do Iêmen.

Al Jayawani era conhecido por sua lealdade aos houthis e porque foi o responsável de anunciar, em 6 de fevereiro, em cerimônia transmitida pela televisão iemenita, a emenda constitucional que dissolveu o parlamento e elevou os rebeldes ao poder de maneira unilateral.

Além disso, Al Jayawani era membro do Comitê Supremo de Segurança, que os houthis formaram de acordo com essa ata, e que lhe outorgou o poder para governar o Iêmen e supervisionar a designação dos membros do Conselho Nacional, que substitui o parlamento.

Além disso, a ata deu ao Comitê Supremo de Segurança a prerrogativa para formar o Conselho Presidencial, que deverá a princípio estar integrado por cinco pessoas, e o governo, e aprovar as resoluções dessas três instâncias.

O Iêmen se encontra atualmente imerso em uma crise política e de segurança, depois que o presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi e seu governo renunciassem em protesto pelo avanço e a pressão dos houthis, embora o líder se retratou de sua renúncia e comunicou sua decisão de seguir sendo o chefe do Estado.