Topo

Ataques dos separatistas deixam 2 soldados ucranianos feridos

29/03/2015 09h08

Kiev, 29 mar (EFE).- Dois soldados ficaram feridos nas últimas 24 horas após ataques das milícias pró-russas no leste da Ucrânia, informou neste domingo o comando militar do país, que destacou que a situação se estabilizou parcialmente na linha de separação estabelecida entre as tropas.

Apesar do incidente, o porta-voz do comando militar ucraniano, Andrei Lisenko, disse em entrevista coletiva que não foi registrado o uso de artilharia nem de blindados pelos insurgentes que atuam nas regiões de Donetsk e Lugansk, ambas na fronteira com a Rússia.

"Além disso, desde às 21h20 de ontem (16h20 de sábado em Brasília) até a manhã de hoje não houve um só tiro contra as nossas posições", acrescentou Lisenko.

No entanto, o porta-voz destacou que a tensão se mantém em praticamente toda a linha de separação entre as forças, em particular na região de Shirokino, próxima ao mar de Azov, e no aeroporto de Donetsk, principal reduto dos separatistas.

Embora o cessar-fogo que entrou em vigor no último dia 15 de fevereiro esteja sendo cumprido em termos gerais, como reconhecem as partes em conflito e os observadores internacionais, as hostilidades no leste na Ucrânia não foram completamente encerradas.

Segundo o último relatório da ONU, mais de 6 mil pessoas, entre civis e combatentes, morreram em quase um ano de conflito.