Topo

Combates entre milícias rivais deixam 5 mortos nos arredores da capital líbia

30/03/2015 09h41

Trípoli, 30 mar (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram, entre elas dois cidadãos asiáticos, e sete ficaram feridas em enfrentamentos armados entre milícias rivais nos arredores de Trípoli, na Líbia, informou nesta segunda-feira o comandante islamita Sobhi al Kalali.

Segundo o oficial, leal ao governo rebelde na capital, uma das duas vítimas asiáticas é um trabalhador bengalês que foi atingido por um projétil lançado por integrantes da milícia Yeish al Qabail (Exército das Tribos) na cidade de Al Zawiyah, a cerca de 40 quilômetros de Trípoli.

A milícia é uma das forças aliadas ao general Khalifa Hafter, chefe do comando das tropas leais ao governo reconhecido internacionalmente e estabelecido em Tobruk.

Três civis bengaleses ficaram gravemente feridos, assim como um trabalhador chadiano, no ataque lançado contra a cidade,

A segunda vítima fatal asiática é um enfermeiro filipino, funcionário de um hospital de Al Zawiyah, que foi atingido por um foguete "Grad" disparado pelas forças leais a Hafter, denunciou Al Kalali. O comandante rebelde afirmou que a cidade litorânea vem sofrendo intensos ataques há quatro dias.

Kalali informou ainda sobre violentos combates ontem à noite entre a milícia Yeish al Qabail e os islamitas da coalizão Fayer Líbia (Amanhecer da Líbia), que deixaram três milicianos islamitas mortos e um gravemente ferido.

Segundo Al Kalali, o confronto ocorreu perto de Al Zawiyah, quando os milicianos aliados de Hafter tentaram entrar na localidade procedentes da cidade vizinha de Bir al Ganem, mas foram impedidos pelos homens de da Fayer Líbia, a plataforma de milícias leais ao governo rebelde em Trípoli.

Hafter intensificou nos últimos dias seus ataques aéreos contra lugares estratégicos na capital líbia, e bombardeou o aeroporto de Maitiqa, em Trípoli, assim como o de Zauara, sem causar vítimas fatais nem danos materiais.

No domingo, suas tropas bombardearam o Centro de Pesquisa Penal da cidade de Zauara, situada a 110 quilômetros de Trípoli, deixando duas pessoas feridas, segundo informou à Agência Efe o porta-voz do comitê de segurança da cidade litorânea.

O oeste e o leste da Líbia são cenário há meses de violentos enfrentamentos armados protagonizados por milícias rivais que disputam o controle das duas principais cidades do país, Trípoli e Benghazi.

Nas últimas 48 horas, pelo menos oito milicianos leais a Hafter morreram em choques com as milícias islamitas ligadas ao governo rebelde em vários bairros da cidade de Benghazi.

A Líbia é um Estado falido, vítima do caos e da guerra civil, desde que em 2011 a comunidade internacional e as forças da Otan contribuíram para derrubar o regime ditatorial de Muammar Kadafi.

No meio deste caos, ganham terreno há meses movimentos islamitas próximos à rede terrorista internacional Al Qaeda e ao autoproclamando Estado Islâmico, que tem presença na cidade litorânea de Sirte.