Topo

Espanha prende 4 pessoas por relação com rede de envio de jihadistas à Síria

Em Madri

31/03/2015 05h02

A Guarda Civil espanhola deteve nesta terça-feira (31) em Barcelona quatro pessoas de uma mesma família, dois menores de 16 anos e seus pais, todos eles marroquinos, por sua relação com uma rede de envio de jihadistas à Síria.

Segundo informaram à Agência Efe fontes da investigação, um irmão dos menores que já tinha se deslocado à Síria cooptado por grupos jihadistas morreu no ano passado e acredita-se que teria se integrado nas fileiras de grupos terroristas ligados ao Estado Islâmico (EI).

Os dois menores detidos hoje, que tinham deixado sua formação acadêmica para realizar estudos do Corão em um Tetouan (Marrocos), estavam sendo investigados por estarem imersos em processo de radicalização.

Nos últimos dias as investigações permitiram averiguar que tinham previsto sair nesta mesma manhã de Badalona, cidade próxima a Barcelona, rumo ao Marrocos, para então deslocar-se a zonas em conflito.

Segundo os investigadores, eles já haviam entrado em contato com membros das redes de captação e envio para facilitar-lhes sua viagem através da Turquia.