Topo

Israel acha em seu território túnel desde Gaza pela primeira vez desde 2014

Da Efe, na Cidade do México

18/04/2015 00h20

Faixa de Gaza/Jerusalém, 18 abr (EFE).- O Exército de Israel anunciou nesta segunda-feira a descoberta de um túnel que entra várias dezenas de metros no sul de seu território a partir da Faixa de Gaza, o primeiro depois do fim da ofensiva de 2014 sobre o território, que teve entre seus principais objetivos a destruição destas infraestruturas.

Em comunicado militar se informa da "neutralização" do túnel localizado há uma semana como resultado de uma operação conjunta entre os serviços de inteligência israelenses e o Exército, que se valeram de um sistema de tecnologia avançada para detectar a construção.

A saída do túnel fica em território israelense, a algumas dezenas de metros da cerca que rodeia o perímetro de Gaza e "perto de uma comunidade civil israelense" no conselho regional de Eshkol, informou em uma conferência por telefone o porta-voz do Exército, Peter Lerner.

O porta-voz afirmou que o túnel tinha cerca de 30 ou 40 metros de profundidade é de "tipo ofensivo" e foi construído pelo movimento islamita Hamas, que governa em Gaza, "para se infiltrar em Israel e cometer ataques terroristas contra gente nas comunidades do sul".

Além disso, sustentou que se tenta uma construção nova, posterior ao conflito de 2014, ao contrário de informações divulgadas por um membro do Hamas na página do Al Majd que o túnel "é velho e que foi utilizado durante a operação de 2014".

"O objetivo desta declaração na imprensa israelense, ou seja, que a descoberta foi uma grande conquista para conservar o apoio financeiro dos EUA à luta israelense contra os túneis. Este projeto fracassou completamente", disse a fonte do Hamas.

O porta-voz israelense não quis comentar sobre o tipo de material usado para sua construção ao ser perguntado se tinham identificado materiais introduzidos na Faixa para sua reconstrução.

Lerner expôs que as forças de segurança israelenses trabalham com a hipótese de que existem mais construções deste tipo, como ressaltou este ano o chefe do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, quando afirmou que os milicianos escavam novos túneis em preparação para um próximo conflito com Israel.