Topo

Governador decreta emergência em Baltimore por protestos contra a polícia

27/04/2015 21h15

Washington, 27 abr (EFE).- O governador de Maryland, Larry Hogan, declarou o estado de emergência nesta segunda-feira em Baltimore, nos Estados Unidos, por causa dos violentos protestos desencadeados na cidade após a morte de um jovem negro que se encontrava sob custódia policial.

O governador republicano deu essa ordem a pedido expresso da cidade, e mobilizou a Guarda Nacional (uma força militar de reserva) para "fazer frente à crescente violência e agitação" em Baltimore, segundo indicou em comunicado.

Baltimore se transformou no último foco de distúrbios protagonizados pela comunidade afro-americana nos Estados Unidos, após vários episódios mortais de violência policial contra jovens negros no país.

Os protestos de hoje no centro da cidade deixaram pelo menos sete agentes feridos com gravidade (um deles ficou inconsciente), além de vários veículos e uma loja em chamas, informou o porta-voz da polícia, Eric Kowalczyk.

O governador de Maryland convocou uma entrevista coletiva para dar mais detalhes sobre a situação em Baltimore para esta segunda-feira às 20h30 (horário local, 21h30 de Brasília).

Centenas de manifestantes enfrentaram a polícia atirando pedras, tijolos e garrafas, enquanto os agentes responderam com gás lacrimogêneo e gás pimenta.

O jovem afro-americano Freddie Gray, de 25 anos, sofreu um golpe nas costas enquanto a polícia de Baltimore realizava sua detenção no último dia 12 de abril, criando uma situação perante a qual Gray solicitou assistência médica que nunca lhe foi oferecida.

Uma semana depois, no dia 19 de abril, Gray morreu no hospital por causa da lesão.

Na manhã hoje foi celebrado em Baltimore o funeral do jovem, que foi acompanhado por milhares de pessoas e que transcorreu de forma pacífica, mas no final da cerimônia se desencadearam protestos violentos que se expandiram por grande parte da cidade.

Este novo caso voltou a reabrir as feridas entre a comunidade afro-americana, que, após a morte de Michael Brown em Ferguson (Missouri) em agosto do ano passado, denuncia que existe um notório uso desproporcional de força por parte dos agentes policiais em relação à população negra.