Topo

Soldados militares de coalizão árabe desembarcam na cidade iemenita de Áden

03/05/2015 08h49

Sana, 3 mai (EFE).- Soldados militares da coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, desembarcaram neste domingo na cidade de Áden, no sul do Iêmen, informou à Agência Efe um responsável da forças sulinas leais ao presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Trata-se do primeiro contingente de forças árabes que se encontra no terreno no Iêmen, desde que a coalizão começou seus bombardeios aéreos contra posições dos rebeldes houthis nesse país em 26 de março.

Um grupo limitado de soldados da coalizão chegou por mar a Áden com cobertura aérea da aviação, que atacou posições dos insurgentes do movimento xiita na zona.

A fonte disse que aparentemente trata-se de uma força de elite, que agora avança junto a combatentes sulinos iemenitas parabairros de Dar Saad e Sheikh Ozman, no acesso norte de Áden, onde estão apostados os houthis.

As forças sulinas que se uniram à coalizão estavam situadas na zona setentrional do aeroporto internacional de Áden.

Esta área está tomada pelas milícias sulinas, enquanto o sul do aeroporto está dominado pelos houthis e forças aliadas do ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

Os grupos rivais disputam Áden -uma cidade estratégica onde estabeleceu Hadi sua base antes de fugir a Riad- desde o início dos bombardeios da coalizão.

A aliança efetuava até agora só ataques aéreos, embora não descartava uma intervenção terrestre.

Em 21 de abril, a coalizão deu por finalizada a operação "Tempestade de Firmeza", que consistiu nos bombardeios, e anunciou uma nova operação batizada como "Devolução da Esperança", que tem como objetivo reconstruir o Iêmen.

No entanto, desde então a aviação árabe seguiu bombardeando certas zonas do país onde estão presentes os milicianos xiitas, ao mesmo tempo que continuam os combates entre os grupos rivais, principalmente nas províncias do sul.