Topo

Colômbia submeterá funcionários a teste do polígrafo em luta anticorrupção

Em Bogotá

02/07/2015 18h37

O governo da Colômbia submeterá alguns de seus funcionários ao teste do polígrafo como ferramenta para lutar contra a corrupção e para blindar os processos de contratação no setor de infraestrutura, habitação e saneamento.

Segundo a decisão do Executivo, a partir de agora "todos os funcionários que participam da elaboração das folhas de licitações ou na adjudicação de ditos contratos se submeterão, antes e depois, a um teste de polígrafo", explicou nesta quinta-feira (2) o vice-presidente do país, Germán Vargas Lleras, em comunicado.

Esta decisão também inclui as 72 entidades territoriais que aceitaram o convite de unir-se a um pacto pela transparência promovido pela vice-presidência colombiana.

Vargas Lleras assinalou que é muito importante saber que entidades como a ANI (Agência Nacional de Infraestrutura), a Aeronáutica Civil e o setor de habitação e saneamento vão participar ativamente na luta contra a corrupção.

"Esperamos que esta medida se transforme em uma constante para todas a entidades que participam do desenvolvimento da infraestrutura nacional", comentou.

O Pacto pela Transparência inclui sete pontos, entre eles o cumprimento da legislação vigente em matéria contratual e a publicação dos processos no site das entidades.