Topo

Costa Rica cancela participação no Miss Universo por declarações de Trump

02/07/2015 01h17

San José, 1 jul (EFE).- A organização do Miss Costa Rica anunciou nesta quarta-feira que não enviará uma representante para o concurso Miss Universo por causa das declarações "xenofóbicas" do dono da franquia, Donald Trump, sobre os imigrantes mexicanos.

A emissora costarriquenha "Teletica", que organiza o Miss Costa Rica, informou hoje em seu noticiário noturno que vai realizar o concurso local em agosto, mas que a ganhadora não irá ao Miss Universo, apesar dos 40 anos de relação com a franquia.

"O concurso procurou unir os mais diversos países e culturas, realizou grandes campanhas humanitárias e não discriminou nenhuma participante por sua cor de pele, religião e ideais. Por tudo isso, rejeitamos as declarações xenofóbicas e ofensivas do dono do concurso contra os irmãos mexicanos, e contra todos os latino-americanos", disse a "Teletica" em o comunicado.

No dia 16 de junho, quando anunciou sua intenção de concorrer à candidatura presidencial republicana para as eleições do próximo ano, Donald Trump fez duras declarações contra os imigrantes mexicanos e propôs a construção de um "grande muro" entre os dois países.

"O México manda sua gente (para os EUA), mas não manda os melhores. Está enviando gente com um montão de problemas. Estão trazendo drogas, crime, estupradores. Assumo que há alguns deles que são bons", afirmou então o magnata.

Para a "Teletica" as opiniões de Donald Trump "são totalmente contrárias aos princípios mais básicos da nacionalidade costarriquenha, princípios que guiam também o trabalho diário de todos em nossa empresa".

"Portanto, a 'Teletica' decidiu não transmitir o concurso Miss Universo. Só vamos reconsiderar nossa decisão se Donald Trump se retratar e oferecer desculpas por suas declarações inadmissíveis, ou se ele se afastar totalmente da organização do concurso", afirmou.

Segundo a "Teletica", a decisão de não enviar uma representante ao concurso e de também não transmiti-lo pela televisão conta com o apoio de todas as candidatas ao Miss Costa Rica.

"Esta decisão exemplar evidencia a vontade delas de colocar a defesa de princípios à frente de qualquer interesse pessoal", concluiu a empresa costarriquenha.