Topo

Rio Paraguai sobe para 6 metros e deixa 35 mil desalojados em Assunção

23/07/2015 18h26

Assunção, 23 jul (EFE).- O rio Paraguai subiu 5,9 metros no trecho que passa por Assunção, 10 centímetros de ontem para esta quinta-feira, e o número de desalojados se aproxima dos 35 mil na capital paraguaia.

Da semana passada para cá, quando o rio estava em 5,22 metros, mais três mil pessoas ficaram desalojadas em Assunção.

Um total de 6.987 famílias da capital paraguaia, cerca de 35 mil pessoas, estão hospedadas nos abrigos preparados pela Secretaria Nacional de Emergências (SEN) e pelo Conselho Municipal de Emergências e Desastres de Assunção (Comueda), segundo dados da prefeitura.

Destes refugiados, 3.145 famílias são de Bañado Sur, e 3.842 de Bañado Norte, as duas regiões que formam o cinturão de pobreza de Assunção, às margens do rio e expostos a periódicas inundações.

O Comueda e a SEN tem ajudado as vítimas do transbordamento do rio no transporte aos abrigos e fornecido materiais como chapas, madeira compensada e escoras para a construção de habitação de emergência. As famílias também receberam roupas e mantimentos, segundo a prefeitura.

O nível de 5,90 metros alcançado pelo rio Paraguai em sua passagem por Assunção supera em 40 centímetros o nível crítico de inundação, embora ainda esteja longe da altura de evacuação total, fixada em oito metros.

O nível do rio Paraguai subiu pelas chuvas registradas nas últimas semanas, causadas pela influência do fenômeno climático El Niño, plenamente estabelecido no país, informou a Direção Nacional de Meteorologia (DNM).

A previsão para este fim de semana é de temperaturas baixas, entre 10 e 12 graus, e pouca probabilidade de chuva.

No ano passado o rio Paraguai alcançou sete metros de altura em Assunção, uma cheia que afetou 200 mil pessoas em todo o país.

Em um relatório divulgado esta semana, o Observatório de Deslocamento Interno, sediado na Noruega, estima que nos últimos sete anos, uma pessoa por segundo foi deslocada por algum desastre natural no mundo todo, com 19,3 milhões de pessoas obrigadas a deixar suas casas apenas em 2014.