Topo

Fortes chuvas provocadas por "Joaquín" deixam 15 mortos na Carolina do Sul

06/10/2015 22h01

Washington, 6 out (EFE).- As fortes chuvas que caíram durante os últimos dias na Carolina do Sul, no leste dos Estados Unidos, vinculadas à passagem do furacão "Joaquín" pelo Atlântico, deixaram um saldo de 15 mortos no estado, segundo os últimos dados divulgados nesta terça-feira.

O departamento de Segurança Pública da Carolina do Sul informou que, das 15 vítimas, nove morreram afogadas e seis em acidentes de trânsito causados pelos temporais.

Além disso, os agentes de Segurança Pública tiveram que realizar desde o fim de semana e até esta terça-feira um total de 4.714 saídas para responder a situações de emergência, entre elas 1.995 acidentes de trânsito vinculados ao mau tempo.

Embora o furacão "Joaquín" - atualmente de categoria 1 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco - não ter tocado terra nos EUA, sua passagem pelo Atlântico causou fortes chuvas e inundações em áreas do leste do país, especialmente nos estados da Carolina do Sul e Carolina do Norte.

As inundações mantêm 800 pessoas vivendo em refúgios, e este número pode aumentar nas próximas horas se for preciso realizar novos desalojamentos por questões de segurança.

"Ainda estamos em uma situação na qual as próximas 36 ou 48 horas serão voláteis. Não se deixem levar pela saída do sol", alertou em entrevista coletiva a governadora do estado, a republicana Nikki Haley, em relação à melhora do tempo nesta terça-feira.